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_Funil de vendas – o que é e como funciona

Mar/2022 | Leitura: 3 minutos

O funil de vendas é basicamente o processo de movimentação de um potencial cliente, que ainda não te conhece, para se tornar um cliente da sua empresa.
Imagine que no topo do funil entram diversas pessoas que não conhecem a sua empresa, mas que por algum motivo se interessam pelo conteúdo visto.
Se o conteúdo for realmente interessante para essa pessoa ela se mantém consumindo e avança mais nesse funil.
A ideia aqui é que essa pessoa chegue ao fundo do funil, onde já estará pronta para se tornar seu cliente e até recomendar o seu trabalho.

Mas para que o funil de vendas funcione, é importante entender duas coisas: o público-alvo que você deseja alcançar e a jornada de compra do seu potencial cliente.

Público-alvo

O público-alvo são pessoas ou negócios com características semelhantes, que têm desejos e necessidades comuns, que você pode atender com os produtos e serviços que oferece.
É o seu cliente ideal. Aquele que tem determinadas necessidades, e ao buscar uma solução encontra a sua empresa e os seus produtos e serviços.

Jornada de compra

A jornada de compra representa os passos que o cliente percorre até a compra de um determinado produto ou serviço.
É composta por 4 etapas: Aprendizado e descoberta; Reconhecimento do problema; Consideração da solução e Decisão de compra.
Sabendo qual a jornada de compra do seu potencial cliente, você pode elaborar uma estratégia mais assertiva na hora de montar seu funil de vendas.

Sabendo dessas informações básicas, vamos à explicação do funil de vendas.

Topo do funil

O objetivo no topo do funil é atrair a atenção do seu público-alvo, mostrar um problema (que você soluciona) que o cliente ainda não sabe que tem.
É o momento em que a sua empresa se apresenta para o público-alvo.
Nesta etapa podem ser usadas estratégias que atraiam visitantes para seu site ou redes sociais, como:

  • Post patrocinado
  • Vídeos para reels
  • Marketing de conteúdo
Meio do funil

Nesta etapa os visitantes começam a reconhecer que tem um problema e começam a considerar as soluções que você oferece.
Aqui é importante que você ofereça conteúdo de qualidade para manter os visitantes, mostrando o que você pode oferecer e aumentando as chances de o visitante se tornar cliente.
Os visitantes se tornam leads (contatos gerados) quando deixam alguma informação, como e-mail de contato, por exemplo.
Significa que essa pessoa avançou no funil de vendas e está mais próximo de se tornar um cliente da sua empresa.

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Fundo do funil

Nesta etapa o seu potencial cliente já está ciente do problema e sabe que você fornece a solução, e está pronto para comprar.
Até aqui você já forneceu conteúdo de qualidade que gerou confiança nesse potencial cliente, agora basta dar um empurrãozinho para gerar uma compra e fechar o ciclo do funil de vendas.

Nesta etapa um cupom de desconto, uma promoção relâmpago ou um desconto especial podem ser suficientes para que o lead se torne oficialmente cliente da sua empresa.

Provavelmente o ciclo do funil de vendas poderá se repetir com o mesmo cliente, pois as necessidades dele podem ser diversas e ao ter uma nova dúvida ele entra novamente no funil de vendas até fechar a nova compra.

Por isso é importante gerar conteúdos pensando na evolução do seu cliente, desde a primeira compra até a recompra da mesma ou outras soluções. Motivando o engajamento do mesmo e indicação das suas soluções para outras pessoas.

Vantagens de usar o funil de vendas

O funil de vendas é útil para criar estratégias que aliam marketing e vendas.
O marketing vai ser útil na hora de atrair novos visitantes para a sua rede social ou site, com conteúdos relevantes para o público-alvo que sua empresa atende.
A ideia ao final é conquistar a confiança dos seus potenciais clientes, aumentando as chances de compras.

Utilizar o funil de vendas te ajuda a entender quais estratégias funcionam, quais soluções são mais procuradas e que tipo de conteúdo atrai mais o público que você deseja atender.

O funil de vendas vai te ajudar a criar uma estratégia com começo, meio, fim e realimentação. Onde novos e atuais clientes se beneficiam.