InfoArte Soluções

_O que faz um social media

Ago/2021 | Leitura: 2 minutos

O que significa

O termo Social Media significa Mídias Sociais. São as plataformas que usamos para interagir online com outras pessoas. E que hoje usamos muito para divulgação online dos nossos trabalhos.

Com a era digital o Social Media se tornou uma profissão.

O que faz

Basicamente, o profissional de Social Media planeja e cria conteúdo para as redes sociais, publica, interage com o público online e monitora os resultados.

Organizando ideias

Geralmente o Social Media utiliza um cronograma de publicações, no qual coloca as datas, horários e posts que serão produzidos e publicados. Essa é a organização básica para se situar.

Por exemplo, aqui na InfoArte nós utilizamos o pacote Office para nos organizar, mas existem várias ferramentas que auxiliam o planejamento do Social Media.

Criando conteúdo

Tendo em mãos este cronograma, ele pode começar a criar o conteúdo. Essa é a parte que mais utiliza a criatividade e o conhecimento da empresa ou projeto. Porque é importante que o conteúdo criado “converse” com o público que o verá.

Aqui são usados conhecimentos de design, marketing, escrita criativa para buscar conexão com as pessoas que verão aquele conteúdo.

Postando conteúdo

Com o conteúdo criado, sejam posts para o Instagram, Facebook ou vídeos para o TikTok, chega o momento de distribuir esse conteúdo. Nesse momento o conhecimento de como cada plataforma funciona é importante, pois pode-se criar uma estratégia diferente para cada rede social.

Aqui entra a parte mais técnica de cada plataforma, como ela funciona, onde devo postar e quando.

LEIA TAMBÉM  Visitas orgânicas X pagas

Avaliando resultados

Com o conteúdo publicado, chega o momento de monitorar e avaliar o desempenho das postagens, para assim identificar quais estratégias estão dando mais resultado e quais precisam mudar.

Mais que saber como cada ferramenta funciona, é importante saber interpretar as informações geradas. E isso também envolve a estratégia principal daquele trabalho de divulgação, se para adquirir novos clientes, seja para se conectar com os seus clientes que já te seguem, ou outros objetivos.

É um trabalho cíclico. Pois após avaliar os resultados, é feita uma nova projeção de ações, e um novo ciclo de organização, criação, postagem e assim por diante.

Na prática

Aqui na InfoArte o ciclo funciona dessa forma que expliquei no texto, e para cada cliente novo nós fazemos uma reunião prévia para conhecer a sua empresa ou projeto, definir objetivos, público alvo, tipos de postagem e redes para postar.

Todo trabalho pode ser acompanhado semanalmente, com resultados mensais de avaliação e ajustes de planejamento. Pode parecer complexo no começo, mas a gente explica tudo da forma mais simples possível, pra você se preocupar apenas com vender seu trabalho e crescer.